domingo, 21 de outubro de 2012

Avaliações de Português



Avaliação 1



Texto 1

A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO

Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira?
Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
         Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
         A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
        Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
        — Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.

 Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.@Grana Drummond.www.carlosdrummond.com.Br-Rio de Janeiro, Record.


1) A narrativa poética da Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes partes:

- Apresentação – parte inicial da história; momento em que os fatos começam a ser narrados e se apresentam as  personagens.
- Complicação – parte em que se inicia a conflito da narrativa.
- Clímax – momento de maior tensão da história.
- Desfecho – parte final; conclusão da narrativa.

Use uma frase para sintetizar a parte do conto pedida.

a)Apresentação: ________________________________________________________________________________________________
b) Clímax: ________________________________________________________________________________________________

2) Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele imagina?
________________________________________________________________________________________________
3) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
________________________________________________________________________________________________

4)  Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
________________________________________________________________________________________________

5)  Transforme o sujeito simples em composto. 

a) Paulo tinha fama de mentiroso.
________________________________________________________________________________________________
b) Ele veio contando que caíra no pátio da escola
________________________________________________________________________________________________
c) A mãe decidiu levá-lo ao médico.
________________________________________________________________________________________________
d) Paulo era um menino cheio de imaginação.
________________________________________________________________________________________________
e) O desejo de Paulo era viajar pelo mundo.
________________________________________________________________________________________________

6) O sujeito das orações abaixo está oculto. Diga qual a pessoa que o representa.

a) Perdi todos os meus documentos. ________
b) Queríamos assistir ao debate hoje à noite na tevê.__________
c) Conversaram com seus amigos, afinal? ____________
d) Sabes que a Terra não se renovará? ______________


7)  Classifique os predicados em: (PV) verbal ou (PN) nominal.

a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. (        )
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino. (        )
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias.  (        )
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste.   (        )
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto   (        )

8) Qual o foco narrativo do texto em questão?
________________________________________________

Texto 2

Os três desejos

          Era uma vez um lenhador que morava com sua esposa em uma pequena cabana na floresta. Eles eram pobres, porém muito felizes... se amavam muito. Eles sempre costumavam dividir tudo o que tinham com quem batesse à sua porta.
          Certo dia, o lenhador teve que trabalhar na floresta. Sua mulher ficou cuidando da casa e apareceu um velho à porta. Ele disse estar muito faminto e a mulher tinha pouca comida em sua casa. Mesmo assim, dividiu com ele.
          O velho comeu com vontade e disse:
          - Deus me enviou até sua casa para testá-la. Você e seu marido sempre dividem as coisas que têm com outras pessoas. Deus quer lhes dar um presente especial por causa de sua generosidade.
          - E qual é esse presente?
          - Você e seu marido podem fazer três desejos, que eles se tornarão realidade.
         - Gostaria tanto que meu marido estivesse aqui para ouvir isso... – disse a mulher, transbordando de felicidade.
          Em um minuto, seu marido estava lá. Seu primeiro desejo havia se tornado realidade.
          - O que aconteceu? – perguntou o lenhador – Eu estava na floresta e agora estou aqui!
          Sua mulher o beijou e explicou tudo o que havia acontecido. Ele ouviu a história e ficou furioso. Logo, começou a gritar com a mulher.
          - Você gastou um de nossos desejos! Agora, só temos dois sobrando. Você deveria ter orelhas de burro!
          No mesmo instante, as orelhas de sua esposa começaram a crescer. Elas se transformaram em grandes orelhas de burro. A mulher começou a chorar e seu marido se sentiu muito mal pelo que havia dito.
          - Vocês nunca tinham gritado um com o outro antes. Vocês ficaram diferentes. – disse o velho – Vocês sabem que têm o poder de enriquecer. Ainda há um desejo. Vocês querem ser ricos? Talvez queiram ter roupas bonitas?
          - Só queremos ser felizes novamente, como éramos antes. – disse o lenhador.
          As orelhas de burro desapareceram. O lenhador e a esposa ficaram muito felizes.
          - Pessoas pobres também podem ser felizes. Há muitas pessoas ricas que são infelizes. Deus irá lhes dar a maior felicidade que um casal pode ter. – disse o velho antes de partir.
          Poucos meses depois, a mulher engravidou e o casal teve um lindo bebê. A família do lenhador viveu feliz para sempre.

( conto porto-riquenho, traduzido por Janaína Spolidorio )

  1. Coloque as informações na ordem em que aparecem no texto. Escreva 1 no que acontece primeiro e assim sucessivamente.

_____ As orelhas de burro desapareceram.
_____ O lenhador e sua esposa tiveram um bebê.
_____ O lenhador ficou bravo com sua esposa.
_____Um velho veio à casa do lenhador.
_____O lenhador desejou ser feliz novamente.
_____A mulher desejou que seu marido estivesse lá.
_____ O velho disse que o casal teria três desejos.
_____ Orelhas de burro apareceram na esposa.

  1. Complete as lacunas com informações da história lida:

     Um ___________ e sua esposa viviam muito felizes juntos. Eles _______________ tudo o que tinham com outras pessoas.
     Certo dia, um velho foi à casa deles e disse à mulher que Deus havia concedido três ______________ ao casal. A mulher ficou tão entusiasmada, que acabou fazendo um desejo ______________ porque ela não pensou antes de falar. O lenhador começou a ___________ com ela e desejou que ela tivesse orelhas de ___________. Elas só desapareceram quando o lenhador desejou que eles fossem _______________ novamente.
     O casal logo teve um bebê e sua família sempre foi muito feliz.

  1. Responda:

  1. Por que o velho foi até a casa do lenhador?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

  1. Qual presente ele ofereceu ao casal?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

  1. Quais foram os três desejos do casal?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

  1. De que forma os desejos mudaram a vida do lenhador e da esposa?
__________________________________________________________________________________


  1. Complete a tabela de acordo com as informações do texto lido:

Desejo número
Quem fez?
O que desejou?
Um


Dois


Três




  1. Na sua opinião...

  1. Por que nem sempre a riqueza traz felicidade?
__________________________________________________________________________________

  1. O que faz você feliz?
__________________________________________________________________________________

  1. O que faz você ficar infeliz?
__________________________________________________________________________________

Texto 3

A princesa e a ervilha

Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real meeeeesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontravam tinham algum defeito. Não é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade era saber se realmente eram de sangue real.
E o príncipe retornou ao seu castelo muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade.
Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo! De repente bateram à porta do castelo estavam ocupados enxugando as salas cujas janelas foram abertas pela tempestade e o rei em pessoa foi atender.
Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real.
A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade. Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha.  Aquela seria a cama da “princesa”.
A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda de uma escada, se deitar.
No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido. Oh! Não consegui dormir respondeu a moça havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas roxas no corpo!
O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça era realmente uma princesa! Só mesmo uma princesa verdadeira teria pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte colchões!!!
O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá...
Acredite se quiser, mas esta história realmente aconteceu!
Adaptado do conto de Hans Christian Andersen


1. A história é sobre:
(A) a organização do casamento de um príncipe.
(B) uma família real e seu castelo.
(C) como fazer uma cama de princesa.
(D) como uma rainha descobriu uma princesa de verdade.

2. Na frase:
"A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade", a palavra grifada refere-se a
(A) moça.
(B) rainha.
(C) forma.
(D) verdade.

3. A rainha soube que a moça era uma princesa de verdade porque ela
(A) conseguiu subir nos 20 colchões e dormir.
(B) afirmou que a ervilha deixou seu corpo com manchas.
(C) merecia uma cama de "princesa".
(D) afirmou que era uma princesa.

4. "Era uma vez" fica caracterizado na história por
(A) verbos no tempo passado, como em "chovia" e "estranhou".
(B) advérbios, como "realmente" e "desabaladamente".
(C) ênfase em palavra, como em "meeeeesmo".
(D) reticências, como em "e ainda deve estar por lá...".

5. "Chovia desabaladamente"
A palavra grifada tem o sentido de
(A) raramente.
(B) fracamente.
(C) fortemente.
(D) levemente.

6. No texto, o uso do sinal de exclamação (!) ocorre todas as vezes que o autor quer
(A) reforçar uma situação.
(B) demonstrar dúvida.
(C) dizer que a história continua.
(D) causar medo.

8.O gênero dessa história é:
(A) propaganda
(B) notícia
(C) poema
(D) conto


Mais Gramática e Ortografia

1 – Preencha os espaços com a preposição correta.

Novos abalos de terra fizeram sentir-se ____ São Francisco.
Os soldados agiram ____ violência.
João e Manuel vivem discutindo ____ si.
Estudo nesta escola ____ o ano passado.
Luto ____ uma terra melhor.

a) por, desde, a, com, de.
b) perante, desde, por, com, de.
c) por, desde, por, com, por.
d) em, com, entre, desde, por.

2 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos estão sendo ligados por:

a) sujeito
b) substantivo
c) conjunção
d) preposição

3 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos ligados por preposição são:
a) “amigos de João / modo de vestir”
b) “o seu modo / vestir”
c) “amigos / modo”
d) estranharam / vestir”

4 - O predicado classifica-se em verbal e nominal.
a)     O que indica o predicado verbal?
b)    O que indica o predicado nominal?
c)    Qual a palavra mais importante do predicado nominal?
d)    Qual a palavra mais importante do predicado verbal?

5 -    Forme orações com os seguintes grupos de palavras:
 a) O diretor/ aula.                                          
b) O livro/ atraente.                                         
c) O céu /nublado.                                           
d) O menino/ vidro.                 


Avaliação 2


A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Andrade, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro. In ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Deixa que eu conto. São Paulo: Ática, 2003. Literatura em minha casa, v. 2, p.44.
01. Quando Paulo chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas, a mãe

(A) colocou-o de castigo.    (B) deixou-o sem sobremesa.
(C) levou-o ao médico.        (D) proibiu-o de jogar futebol.

02. A mãe de Paulo ficou preocupada com o filho porque ele

(A) machucou-se no pátio da escola.   (B) contava histórias criativas.
(C) desistiu de jogar futebol.    (D) queixou-se do médico.

03. A preocupação da mãe que a fez levar o filho ao médico deveu-se à

(A) fábula dos dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
(B) história do pedaço de lua, cheio de queijo no pátio da escola.





(C) passagem das borboletas pela chácara de Siá Elpídia formando um tapete voador.
(D) imaginação do menino ao criar suas histórias fantasiosas.

04. O parecer do médico "Este menino é mesmo um caso de poesia", sugere que Paulo

(A) agia dessa forma pelo excesso de castigo.
(B) brincava com coisas verdadeiras.
(C) era um menino imaginativo e criativo.
(D) estava precisando do carinho familiar.

05. Dona Coló castigava o filho porque acreditava que ele estivesse

(A) brincando.   (B) sonhando.  
(C) mentindo.   (D) teimando.

06. O texto sugere que

(A) mentira e teimosia andam juntos.  
(B) mentira e fantasia são sinônimos.
(C) mentira e sonho parecem brincadeiras.  
(D) mentira e imaginação são diferentes.

A LUA NO CINEMA
A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava pra ela,
e toda a luz que tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
Amanheça, por favor!
                      LEMINSKI, Paulo


07. De acordo com o poema "A lua no cinema", a estrela

(A) era pequena e solitária.                
(B) parecia grande na janela.
(C) tinha um namorado apaixonado. 
 (D) viveu uma bela história de amor.

08. O último verso "– Amanheça, por favor!" sugere que a lua

(A) achou o filme da estrela que tinha namorado engraçado.  
(B) acreditava que a estrela era pequena e sem graça.
(C) desejava esquecer a história da estrela solitária.   
(D) gostava mais do dia do que da noite.

09. O texto "A lua no cinema" é um poema por usar
(A) orações.         (B) períodos. 
(C) parágrafos.    (D) versos.

10. Da leitura do poema percebe-se que a estrela

(A) era um astro insignificante.  
(B) era uma artista engraçada. 
 (C) tinha inveja da lua. 
 (D) tinha uma história feliz.

11. O poema trata

(A) da solidão.      (B) da tristeza.  
 (C) da amizade.   (D) do ciúme.

PROCURA-SE!
Os beija-flores ou colibris estão entre as menores aves do mundo e são as únicas capazes de ficar voando no mesmo lugar, como um helicóptero, ou de voar para trás. Para isso, porém, as suas pequenas asas precisam movimentar-se muito depressa, o que gasta muita energia. Assim, eles precisam se alimentar bastante, e algumas espécies podem comer em um único dia até oito vezes o seu próprio peso. Uau!
O balança-rabo-canela é um beija-flor pequeno que pesa apenas nove gramas e só existe no Brasil. Ele tem as costas esverdeadas e a parte de baixo do corpo na cor canela, com um tom mais escuro na garganta. As penas da cauda, por sua vez, são de cor bronze e têm as pontas brancas. A ave possui ainda uma fina listra branca em cima e embaixo dos olhos.
Assim como os outros beija-flores, o balança-rabo-canela geralmente se alimenta de pequenos insetos, aranha e néctar, um líquido doce produzido pelas flores. Para sugá-lo, essas aves têm uma língua com ponta dupla, que forma dois pequenos canudos.
É comum os beija-flores ficarem com os grãos de pólen das flores grudados nas penas e no bico depois de sugarem o néctar. Assim, acabam levando-os de uma flor a outra, à medida que seguem seu caminho. Como as flores precisam do pólen para produzir sementes, os beija-flores, sem querer, ajudam-nas ao fazer esse transporte e acabam beneficiados também: afinal, o néctar das flores é um dos seus alimentos.
Os beija-flores enxergam muito bem, e muitas flores possuem cores fortes, como vermelho ou laranja, para atraírem a sua atenção. Embora muito pequenas, essas aves são muito valentes e sabem defender seus recursos, como as flores que utilizam para se alimentar. Assim, alguns machos podem até expulsar as fêmeas da sua própria espécie caso elas cheguem perto da comida. Na luta pela sobrevivência parece não haver espaço para gentileza: machos e fêmeas geralmente se juntam apenas na época da reprodução.
O balança-rabo-canela coloca seus ovos de setembro a fevereiro e choca-os durante 15 dias. A fêmea é quem constrói o ninho e também cuida dos filhotes por quase um mês após o nascimento para que eles consigam sobreviver sozinhos.
O pequeno balança-rabo-canela está ameaçado de extinção por conta da destruição do ambiente onde vive, ou seja, do seu habitat. As matas que servem de lar para essa ave estão sendo destruídas de maneira acelerada para a criação de animais, o cultivo de alimentos, a instalação de indústrias e pelo crescimento das cidades. Portanto, precisamos preservá-las para que esse belo beija-flor não desapareça para sempre.
FONSECA, Lorena

12. O balança-rabo-canela é um beija-flor que

(A) pesa apenas nove gramas.  
 (B) põe ovos o ano inteiro.
 (C) possui uma lista branca nas asas.
(D) tem as costas cor de bronze.

13. Em "Assim, acabam levando-os de uma flor a outra, à medida que seguem seu caminho", o termo destacado refere-se a
(A) brotos em geral.  (B) colibris pequenos. 
(C) grãos de pólen.   (D) insetos comestíveis.

14. O balança-rabo-canela, depois de sugar o néctar,

(A) alimenta-se de insetos variados.
(B) auxilia as fêmeas na criação dos filhotes.
(C) contribui para a reprodução das flores. 
(D) cuida dos filhotes por quase um mês.




15. Os beija-flores estão ameaçado de extinção porque

(A) comem até oito vezes o seu próprio peso. 
(B) o ambiente em que eles vivem está sendo destruído.
(C) gastam muita energia para voar.  
(D) têm de lutar constantemente por seus recursos.

16. O texto "Procura-se!"

(A) informa sobre o perigo de extinção dos beija-flores chamados de "balança-rabo-canela".
(B) inventa algumas características sobre os beija-flores chamados de "balança-rabo-canela".
(C) traz um relato de experiência científica com os beija-flores chamados de "balança-rabo-canela".
(D) anuncia que alguém está procurando beija-flores chamados de "balança-rabo-canela" para comprar.

!7. A questão central tratada no texto é

(A) a preservação dos beija-flores. estres.
(B) a reprodução de animais silvestres.
(C) o crescimento das cidades.
D) o hábito alimentar das aves.

Isso não está me cheirando bem
 Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo, vai ter virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
     Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
     Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande ideia! Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
     Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plástico, papel metal e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.

Suplemento “O Estadinho”, agosto/2006.

1- O texto foi escrito para:

(A) Informar as pessoas.
(B) Divertir as pessoas.
(C) Promover um produto.
(D) Dar um recado

2- Segundo o texto, cada brasileiro produz por dia:

(A) 200 g de lixo
(B) 300 g de lixo
(C) 500 de lixo.
(D) 1 kg de lixo.

3- Para solucionar este problema é preciso:

(A) Separar o lixo para reciclagem.
(B) Jogar o lixo nos lixões.
(C) Limpar o lixo dos rios.
(D) Produzir mais lixo.

4- De acordo com as informações do texto, o grande problema nas cidades é:

(A) A separação do lixo.
(B) A reciclagem do lixo.
(C) A produção de lixo.
(D) Decomposição do lixo.