sábado, 17 de maio de 2014

Redação Vencedora do I concurso de Redação de Vicosa do Ceará - Categoria II - Viçosa, meu patrimônio, minha vida!



Viçosa, meu patrimônio, minha vida!
Há momentos em nossa vida que devem ser guardados e lembrados. Seja um perfume de uma flor, a melodia de uma canção ou um sabor de mais uma vitória. E para lembrar-se desses momentos no futuro, deve-se aproveitá-los no presente e recordar os que se viveram no passado.
É num pequeno pedaço do mundo que se localiza Viçosa do Ceará, um lugar que abrange vários conhecimentos históricos e culturais. Sua paisagem abundante e de exótico relevo, faz a perfeita harmonia com o seu clima de serra. Um oásis verde e montanhoso em meio ao sertão tórrido.
Os traços históricos ainda estão bem vivos na arquitetura dos casarões, igrejas e monumentos, nos quais cada um apresenta sua história de grande valor para o enriquecimento da cultura viçosense.
Os visitantes ficam encantados com a hospitalidade e principalmente com a cultura e o lazer que a eles são oferecidos. Quanto à culinária, nada melhor do que acordar de manhãzinha e tomar um delicioso café com os variados pratos típicos da região. Os pontos turísticos são esplêndidos e vigorosos, nada mais relaxante do que tomar um banho de cachoeira em pleno dia quente, sentir a brisa do vento batendo em seu rosto e se divertir com tantos entretenimentos esportivos e turísticos.
Os distritos de Quatiguaba, Lambedouro, Manhoso, Padre Vieira, Juá dos Vieiras, General Tibúrcio, e Passagem da Onça, mostram com fervor sua contribuição na agricultura, no desenvolvimento da economia, por meio do beneficiamento da cana de açúcar, da palha da carnaúba, da mandioca e seus derivados, das hortaliças e frutas, que impulsionam o comércio regional e local.
Hoje, abrigamos uma das mais valiosas culturas do mundo, e como há sempre uma história, partimos do início relembrando algumas pessoas que fizeram parte da memória, como: Marechal Bezerril, Clóvis Beviláqua, General Tibúrcio, Lamartine Nogueira, Francisco Caldas da Silveira e outros grandes nomes que são filhos ilustres desse lugar histórico.
Viçosa é assim, um cenário de paisagens exuberantes, que oferece tranquilidade e hospitalidade. É meu município, minha cidade, meu patrimônio, minha vida!  

(Dielson Mendes)