sábado, 18 de fevereiro de 2012



Histórico da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Quatiguaba

Foi fundada como Centro Educacional Rural (CERU) no ano de 1969 num terreno doado pelo Senhor Raimundo Tiburcio Severiano através de sua esposa, dona do terreno, Francisca Rodrigues Amaral Filho que, assinou o termo de doação, onde filia os primeiros professores: Maria Estela Amaral, Marilene Madeira, Rita Maria Madeira que lecionavam de 1ª a 4ª Série sob a Direção de Francisco Eudásio da Silva.

Instalou-se em seu prédio próprio à Rua João Cândido e contava com cinco salas de aulas, uma secretaria, uma diretoria e um pátio coberto, além de um imenso espaço físico sob a proteção de um muro de aproximadamente uma hectare (equivalente a 10000 m² de área).

A mesma passou por diversos gestores, mas só no ano de 1993 com os professores Antª. Maria Soares Rodrigues e José Carlos atendeu de 5ª a 8ª série, funcionando como ensino básico de 1ª a 8ª série.


Atualmente, reformada e situada no mesmo local, no distrito de Quatiguaba, conta com as mesmas dependências, mas subdivididas em seis salas de aulas, uma secretaria e mais um Laboratório de Informática. Funciona em três turnos, atendendo a 350 alunos e um quadro de 32 funcionários, sob a direção de Oscar Alves da Silva e Francisco Dened Lima Alves.

Tem seu funcionamento referente ao Ensino Fundamental em 9 Anos reconhecida pela Resolução 430/2009 do CEC com validade até 31/12/2010. Em outubro de 2011, passou a atender em período integral 100 crianças com o Programa Mais Educação.

Hoje, a escola tem como lema: Juntos por Uma Educação Cidadã fundamentando suas bases na Proposta Política Pedagógica da mesma e nas Diretrizes e Bases da Educação.

Fontes:

Erasmo Amaral ( Profº. em 1980)

Maria do Livramento R. Amaral (Profª. em 1986)

Francisco Francimar Silva ( vigia há 30 anos )

Antônia Maria Soares Rodrigues Profª. a 17 anos)

Rita Maria Madeira ( Uma das Primeiras Professoras do Centro)

Um comentário:

  1. Rita Maria Madeira foi minha tia querida. Estivemos aí no Quatiguaba no final dos anos 1970 para conhecer meus avós, Francisco de Assis Madeira e Raimunda. Saudades deste paraíso.

    ResponderExcluir