sábado, 18 de fevereiro de 2012

Resumo Histórico da Origem de Quatiguaba ( Por Joaquim Patrício de Araújo)



O nome de Quatiguaba segundo o mito popular se originou de um animal, o quati, de acordo com este mesmo mito viajantes que por aqui passavam encontraram às margens do Rio Quatiguaba ( popularmente conhecido como rio das matas )um destes animais babando o que le tornou ponto de referencia local “ Lá onde o quati baba” originando assim primeiramente o nome Quatibaba, hoje Quatiguaba.

O primeiro morador de Quatiguaba foi Francisco de Freitas que antes morava na cidade da Granja e construiu aqui a primeira residência em 1804. Logo depois veio José Salvino que antes residia nas Palmeiras atual Pindoguaba, e em seguida Antonio Severiano de Araújo (sogro do Sr. Joaquim Patrício de Araújo).

A igreja matriz foi construída em 1920 por Felipe Marques em terras doadas por Joaquim Filho de Oliveira. Em 1926, esta passou por uma reforma projetada por Jonas Lopes o que deu origem aos aspectos arquitetônicos mais semelhantes aos atuais. Em 1948 foi construída a sacristia, hoje salão Paroquial Frei Candido nome que recebeu em homenagem ao seu projetista, com materiais adquirido de doações de pessoas da comunidade . Em 2003 as vésperas de seu centenário ela passou por mais uma reforma o que deu origem ao seu formato atual .

A primeira comunidade a que se tem noticia e que pode ser considerada como vilarejo era formada apenas por 19 residências.

Apesar de não ter sido encontrado nenhum documento ou relato que comprove a existência de indígenas na região podemos claramente observar a influencia desta cultura em nossos costumes na alimentação com os alimentos derivados da mandioca e na própria fabricação caseira da farinha e no costume de dormir em redes por exemplo.

Já a cultura africana também pode ser percebida na culinária derivada do milho como é o caso da pamonha, canjica que ainda é feita de maneira bem caseira na nossa comunidade e nos engenhos que ainda existem na região .

Nenhum comentário:

Postar um comentário