terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto: Não as Drogas, Sim a Vida

Fotos do projeto
Escola Municipal de Ensino Fundamental de Quatiguaba
Projeto: Não as Drogas, Sim a Vida
Projeto de prevenção ao uso de drogas na Comunidade de Quatiguaba 



Professor: Luis Eudenes Silva
Ensino Fundamental – 7º  ano


Organização e Coordenação:
Professor Luis Eudenes Silva

POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Toda a comunidade escolar e a sociedade quatiguabense  de modo geral.
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Não às Drogas , Sim à Vida", que está sendo desenvolvido pela E.M.E.F de Quatiguaba. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta., dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais e o pior é a constatação deste uso já entre adolescentes alunos de nossa instituição de ensino .



OBJETIVOS:
Ø  Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
Ø  Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
Ø  Desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
Ø  Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
Ø  Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.

ÁREAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Geografia, , Educação Artística e Religião.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Introduzir o projeto por meio de aulas teóricas e dinâmicas em grupo e vídeos educativos.
2ª ETAPA: Exposição de seminários sobre o tema onde os alunos poderão apresentar cartazes sobre o tema
3ª ETAPA: Apresentação de peças teatrais sobre o tema
4ª ETAPA: Palestras  com profissionais   da área de saúde e/ou ação social sobre o tema
5ª ETAPA: Realização de concursos de desenhos,  redação, parodia cartazes etc.

PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
METODOLOGIA
1.Pesquisas
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4. Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
5. Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
7. Vídeos
8. Produção de textos diversos


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
¨ Máquinas fotográficas.
¨ Microfone.
¨ Dvd
¨ Retroprojetor
RECURSOS HUMANOS:
¨ Psicólogos
¨ Médicos ou enfermeiros
¨ Membros da PM e do Conselho Tutelar.
¨ Psiquiatras.
¨ Familiares dos alunos
¨ Professores
APOIO:
Secretaria municipal de Educação e Secretaria de Municipal de Ação social
CULMINÂNCIA:
Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros (fundamentados nas pesquisas feitas); músicas, confecção de murais... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola ou no pátio da Igreja matriz para que haja um envolvimento maior da comunidade.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.

RESULTADOS ESPERADOS:
Com este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde.

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