Escola Municipal de Ensino
Fundamental de Quatiguaba
Projeto:
Não as Drogas, Sim a Vida
Projeto de prevenção ao uso de drogas na
Comunidade de Quatiguaba
|
Professor: Luis Eudenes Silva
Ensino Fundamental – 7º ano
Organização
e Coordenação:
Professor Luis Eudenes Silva
Professor Luis Eudenes Silva
POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Toda a
comunidade escolar e a sociedade quatiguabense de modo geral.
INTRODUÇÃO:
O uso de
drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua
presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
JUSTIFICATIVA:
O projeto
surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e
adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Não às Drogas , Sim à Vida", que está sendo desenvolvido pela E.M.E.F de Quatiguaba. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta., dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais e o pior é a constatação deste uso já entre adolescentes alunos de nossa instituição de ensino .
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Não às Drogas , Sim à Vida", que está sendo desenvolvido pela E.M.E.F de Quatiguaba. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta., dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais e o pior é a constatação deste uso já entre adolescentes alunos de nossa instituição de ensino .
OBJETIVOS:
Ø Sensibilizar os professores para
a abordagem da questão.
Ø Facilitar às famílias a
conversação com as crianças e com os jovens.
Ø Desenvolver a espontaneidade e a autoestima
dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas
em especial sobre a questão das drogas.
Ø Mobilização da opinião pública
escolar, mediante campanhas de alerta.
Ø Tratar a difusão dos
conhecimentos sobre drogas.
ÁREAS
ENVOLVIDAS:
Língua
Portuguesa, Geografia, , Educação Artística e Religião.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA:
Introduzir o projeto por
meio de aulas teóricas e dinâmicas em grupo e vídeos educativos.
2ª ETAPA:
Exposição de seminários
sobre o tema onde os alunos poderão apresentar cartazes sobre o tema
3ª ETAPA:
Apresentação de peças
teatrais sobre o tema
4ª ETAPA:
Palestras com profissionais da área de saúde e/ou ação social sobre o
tema
5ª ETAPA:
Realização de concursos
de desenhos, redação, parodia cartazes
etc.
PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
METODOLOGIA
1.Pesquisas
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4. Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
5. Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
7. Vídeos
8. Produção de textos diversos
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4. Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
5. Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
7. Vídeos
8. Produção de textos diversos
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
¨ Máquinas
fotográficas.
¨ Microfone.
¨ Dvd
¨ Retroprojetor
¨ Microfone.
¨ Dvd
¨ Retroprojetor
RECURSOS
HUMANOS:
¨
Psicólogos
¨ Médicos ou enfermeiros
¨ Membros da PM e do Conselho Tutelar.
¨ Psiquiatras.
¨ Familiares dos alunos
¨ Professores
¨ Médicos ou enfermeiros
¨ Membros da PM e do Conselho Tutelar.
¨ Psiquiatras.
¨ Familiares dos alunos
¨ Professores
APOIO:
Secretaria
municipal de Educação e Secretaria de Municipal de Ação social
CULMINÂNCIA:
Diversos
trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros (fundamentados nas
pesquisas feitas); músicas, confecção de murais... Esta escolha ficará a
critério de cada grupo e realizadas na própria escola ou no pátio da Igreja
matriz para que haja um envolvimento maior da comunidade.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto,
através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
RESULTADOS
ESPERADOS:
Com este
projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os
malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar
sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade,
preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde.
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