domingo, 21 de outubro de 2012

Sugestões de jogos recreativos



Sugestões  de jogos recreativos


Quebra-cabeça de Balões

Antes da brincadeira, pegue duas fotos / desenhos / versículos bíblicos, recorte em peças como um quebra-cabeça e coloque as peças dentro de balões. Deixe separado de forma que os balões contendo as peças de cada desenho não se misturem.
Divida o pessoal em dois times. Amarre um balão com barbante no tornozelo de cada um. Cuide para um grupo ficar com as peças de um dos quebra-cabeças, e outro grupo com as peças de outro. No JÁ os participantes tentam estourar os balões dos adversários, pisando neles. O grupo que montar primeiro a foto / desenho / versículo que estava dentro dos balões oponentes, vence.

Capture a Bandeira (Guerrilha)

Essa faz sucesso!
Essa brincadeira deve ser feita em um local aberto. Embora possa ser feita num campo, dessa forma ela perde muito a graça; o melhor é um sítio, parque, fazenda, ou outro local com lugares para se esconder, obstáculos e objetos como árvores, arbustos, etc.
Divida o grupo em dois times. Divida o local em dois territórios, com limites. Limites podem ser estradas, cercas, trilhas, riachos, árvores (ou uma corda caso não haja nada disponível). Prepare duas “bandeiras” (camisetas velhas amarradas em galhos, ou outro objeto razoavelmente grande e colorido o suficiente para ser notado mais ou menos de longe) e dê uma para cada grupo. Coloque cada time em seu território.
Partindo da divisória de territórios, os times têm até 200 passos (mudar o limite de acordo com o tamanho do local) para caminhar e então colocar a bandeira no solo. Deve ser um local visível a pelo menos algum lugar a 15 metros de distância da bandeira, mas que não precisa ser diretamente visível de outras direções (vale o bom senso).
Depois de três minutos dê o sinal para iniciar o jogo. O objetivo dos jogadores é capturar a bandeira do outro time e trazê-la a salvo até seu próprio território.
Quando um jogador entra em território inimigo, pode ser capturado: basta que um jogador inimigo encoste nele. Nesse caso, pode acontecer o seguinte:
  • o jogador pego cai fora do jogo (para jogos mais rápidos)
  • o jogador pego é levado para a “prisão” (um local escolhido no território para onde vão os capturados.)
Caso você jogar com a prisão, que é mais divertido (e mais demorado), quando um jogador capturar um inimigo, deve segurá-lo e levá-lo até a prisão. Se soltá-lo no meio do caminho (digamos, para perseguir um outro inimigo) o que havia sido capturado está livre. Porém é proibido simplesmente resolver fugir! É possível prender até dois presos por vez (segurá-los com as duas mãos). Um prisioneiro já capturado, entretanto, não precisa colaborar para permitir ao seu detentor correr atrás de outro inimigo.
Os jogadores podem libertar um companheiro preso ao ir ao território inimigo, na prisão, e tocá-lo. Só é possível libertar um preso por vez, pois é necessário voltar com ele até o próprio território. (Você pode deixar o jogo mais dinâmico, entretanto, ao permitir que diversos prisioneiros possam ser libertados de uma vez, porém assim que libertos possam ser capturados novamente.)
Se alguém que já capturou a bandeira for pego, a bandeira volta para a base e o jogador é conduzido à prisão.
Podem haver participantes guardando sua bandeira, porém eles não podem chegar a menos de 5 metros da própria bandeira. (Advirta o pessoal de que colocar gente demais guardando a bandeira revela o local onde ela está). Portanto, se um jogador inimigo conseguir chegar a até menos de 5 metros da bandeira ele não pode ser capturado; porém no momento que sair desse raio de alcance, pode ser capturado.
Quando alguém capturar a bandeira e voltar são e salvo ao próprio território, o time venceu o jogo.
Se houver muitos presos e o jogo começar a trancar, o líder pode gritar “Prisão Aberta”! Então todos presos do jogo são libertos.
Variação:
Se tiver muita gente, ou se você quiser tentar uma maneira um pouco diferente, divida em três grupos (A, B e C). O jogo começa como o normal, porém digamos que A captura a bandeira de B. Nesse caso colocam-se as duas bandeiras juntas e A e B se tornam um time só, contra C. É ótimo porque os times são obrigados a capturar logo as bandeiras dos outros, senão logo se formará um time muito maior contra eles. É possível fazer isto com mais que três times!
Sugestão: Amarre uma fita colorida no peito de cada time, ou arranje outra forma de identificação para ficar mais fácil ver logo de que time que um jogador é.

Canhões de Balão

Vamos precisar de:
  • alguns balões
  • bolas de diversos tipos (as que você conseguir arranjar).
Divida o grupo em dois times e faça-os sentarem em fileiras, a uns 10 metros de distância um do outro. Coloque o balão bem no meio. O objetivo é, tocando as bolas no balão, fazê-lo chegar até o time adversário. Não vale soprar o balão, nem pegá-lo com as mãos, nem levantar do seu lugar! Os líderes devem ficar ajudando tocando de volta as bolas que forem para longe do alcance dos jogadores.
Não permita que fiquem tocando as bolas uns nos outros!

Caçador do Exército

É um jogo como “caçador” (também chamado de “queimado”) mas as regras mudam um pouco: se alguém for atingido em uma certa parte do corpo, não pode mais usá-la até o fim do jogo.
Por exemplo, se alguém for atingido no braço, não pode mais usá-lo para arremessar. Se for atingido em uma perna, só pode mais pular com a outra perna. Se for atingido no tronco ou cabeça, está fora.
Use uma ou mais bolas de plástico ou vôlei - também é possível jogar com times ou cada um por si.

Alien

Este jogo funciona melhor em um lugar com muitos locais para se esconder (um prédio grande ou um parque).
Pegue duas crianças (ou mais dependendo do tamanho do grupo) que serão os “aliens”. Todas outras serão humanos. Estes aliens terão duas armas (qualquer coisa que seja - uma lanterna, uma raquete de pingue-pongue, um pino de boliche - no mesmo número que os aliens) que serão mostrados aos “humanos” e então escondidos em algum lugar do campo/prédio. Combine previamente que estará em um local semi-visível e não será necessário abrir nada (portas, armários, etc.) para achar a arma.
Enquanto os “aliens” escondem as armas, dois dos “humanos” serão escolhidos como “médicos”. Os aliens não devem saber quem são os médicos. Quando os aliens voltarem para a sala inicial, os humanos saem para procurar as armas. Depois de um minuto é a vez dos aliens saírem atrás dos humanos.
Os aliens tentará tocar nos humanos, o humano que for tocado “morre” e senta no chão de pernas cruzadas. Apenas médicos podem curar humanos mortos, tocando-os. Se os médicos também forem “mortos”, ninguém mais poderá ser curado. Se um humano encontrar uma arma ele pode tocar o alien com ela, e o alien morrerá. Entretanto, a arma só pode ser usada uma vez e fica com o alien depois que ele morrer. O alien nunca volta à vida. O jogo acaba quando uma das seguintes coisas acontece:
1) Todos humanos morrem.
2) Todos aliens morrem.
As crianças adoram esta brincadeira.

Futebol de Macaco

Faça um jogo de futebol, porém ao invés de jogar com os pés, as pessoas só podem usar as mãos! Não é permitido segurar a bola, apenas bater nela com as mãos. É engraçadíssimo pois, ao ficarem curvados, o pessoal parece um bando de macacos jogando futebol.

Caçadores de Gente

Precisaremos para esta brincadeira:
  • Uma sala mais ou menos grande (numa pequena vai ficar difícil), ou uma quadra
  • 5-6 bolas de plástico, borracha ou meia (que não doam ao atirar nas pessoas)
Coloque 5-6 bolas no centro da sala. Todos jogadores ficam fora da linha do campo (se for um ginásio) ou encostando na parede (se numa sala). Quando o líder gritar “COMEÇA!!” o jogo começa (dã!). Quem pegar uma bola pode jogá-la em outros, e quem for atingido cai fora do jogo. Tudo acontece ao mesmo tempo, sem interrupções, e é cada um por si. Se alguém segurar no ar uma bola que lhe foi atirada é a pessoa que tocou a bola que cai fora. Porém quem estiver segurando uma bola não pode caminhar! O único jeito de mover uma bola é ir chutando-a, sem carregá-la. Se alguém caminhar com uma bola, também cai fora. Essa brincadeira é divertida porque é bem rápida e você pode fazer diversas rodadas. E é contagiante porque todo mundo tenta matar logo o vencedor do jogo anterior!

 

Passeio de Avião

Esse é um ótimo quebra-gelo. Vamos precisar de:
  • Uma cadeira
  • Uma venda
  • Dois ajudantes (rapazes)
Mande algumas pessoas para fora da sala e explique a brincadeira aos demais. Mande uma pessoa entrar de cada vez e faça a brincadeira com ela. É o seguinte: A vítima senta na cadeira. Os dois ajudantes ficam um de cada lado da cadeira, de frente para a pessoa. Explique para ela ou ela, enquanto você põe a venda, que ela irá fazer um passeio de avião. As mãos da vítima ficarão uma em cima de cada cabeça dos ajudantes (é só aí que ela pode se apoiar). Os ajudantes pegam a cadeira e a levantam à altura do peito. Então fazem o avião “voar” com alguns movimentos suaves para cima e para baixo, para frente e para trás. A idéia é fazer a vítima um pouco nervosa, mas não em perigo total. Pode haver um pouco de “turbulência” e comentários sobre como eles estão desviando para evitar atingir árvores ou pássaros. Depois de um pouco de diversão, diga que estão se aproximando de uma montanha, e terão de pegar mais altitude. Os ajudantes devem manter a cadeira na mesma altura (pouca distância do chão), mas abaixar suas cabeças lentamente, fazendo a vítima crer que está muito alto. Faça comentário como “cuidado, não vá mais alto que ele vai bater no teto!”. De repente, a cadeira se inclina repentinamente para frente e a vítima cai. Ela espera cair quase do teto, mas está apenas a vinte centímetros do chão. Tire fotos ou filme o momento.
Observação: É melhor ter alguém na frente da pessoa para segurá-la se ela cair para frente. Use apenas uma cadeira com encosto - o encosto força ela a cair para frente, e não se jogar para trás.

Corrida de biscoitos

Precisaremos de:
  • duas tigelas
  • biscoitos recheados
  • pasta de dente
Encha duas tigelas com o mesmo número de biscoitos “Negresco” (ou a marca que preferir). Calcular o número de biscoitos pelo número de participantes (5-6 biscoitos por pessoa é uma boa medida). Uma tigela será para as meninas, outra para os rapazes.
No JÁ todos devem começar a comer e o time que acabar os biscoitos primeiro vence.
Em alguns biscoitos na tigela dos rapazes, retire o recheio previamente e coloque pasta de dente no lugar. A reação deles será muito engraçada!!

Blitz de Papel

Traga para a reunião um pacote de papéis e deixe as crianças fazerem um monte de aviões de papel. Divida a sala ao meio com um sofá, ou com um quadro negro móvel. Coloque metade das crianças e metade dos aviões de cada lado e explique que eles só devem tocar UM avião de cada vez e devem parar quando você gritar “PAREM!”. Comece a brincadeira. Eles devem atriar os aviõezinhos de papel para o outro lado o mais rápido que puderem. Depois de 2-3 minutos diga “parem!”. O time com menos aviões do seu lado vence.
Variações: Em vez de aviõezinhos de papel, podem ser bolinhas de papel amassadas, ou ainda bolas de meias.

Teatrinho Confuso

Esta é uma brincadeira divertida para todos, que pode ser adaptada para qualquer grupo ou tema.
Divida o grupo em grupos menores entre 3 e 8 pessoas. Cada grupo ganha um pedaço de papel com 10 a 15 palavras. Eles precisam inventar uma esquete (um teatrinho) engraçado de 2 a 3 minutos que contenha cada palavra da lista!
Escolha palavras que definam o que você quer. Se quer um teatro sério, coloque palavras como paz, guerra, justiça, ou família, amor, pais, etc. Já se quer mais de brincadeira, coloque palavras bobas, nomes de celebridades, locais, pessoas do grupo. Você pode até dar objetos tolos que eles devem incluir no teatro, como um desentupidor de pia, um tijolo ou uma banana.
Faça uma comissão avaliadora que dê notas para os teatros: encenação, humor, uso das palavras, etc.
Variação: O objetivo do jogo pode também ser esconder quais são as palavras, de forma que no fim da esquete os outros grupos tentam descobrir quais são as palavras.

Esquetes Misturadas

Prepare alguns bilhetes com cenários do tipo: fazendo uma prova dificílima; preparando uma torta; ouvindo um concerto de música clássica; fazendo pesquisa de opinião; dirigindo um carro, lutando luta livre, etc. Coloque duas pessoas na frente do grupo, e elas começam a atuar conforme o cenário que lhes foi passado. Pode ser algo bem engraçado (diga ao pessoal que os diálogos devem ser criativos). Depois de um tempo (30 segundos, um minuto), grite “Troca!”. Então uma pessoa levanta da platéia e toma o lugar de um dos dois, que sai da encenação. A próxima pessoa começa a atuar, entretanto, com outro cenário que já lhe foi passado, sem dizer ao outro qual cenário que é, enquanto o outro tenta prosseguir atuando com o cenário anterior. De forma que os dois cenários acabam se misturando. Se o pessoal for criativo a coisa pode ficar engraçada mesmo!
Se o grupo for grande você pode colocar quatro pessoas de cada vez, sempre trocando duas. Se estiver a fim de avacalhar tudo completamente, coloque um cenário para cada uma das quatro pessoas!

Bola 7

Precisaremos do seguinte:
  • 7 bolas de tênis
  • 3 latas / cestos de lixo
  • Uma canetinha
Prepare o campo do jogo colocando os cestos de lixo em fila, ficando cada um mais distante do jogador. O primeiro deve ficar a 2 metros da linha (até onde o jogador pode ir), o segundo a 4 metros e o terceiro a 6. Em uma das bolas escreva “7″ com canetinha. Essa é a bola 7.
Os participantes ficam atrás da linha e tentam acertar bolas nos cestos (7 bolas para cada um). O primeiro vale 1 ponto, o segundo 3 pontos e o terceiro 7 pontos. A bola 7 vale o cesto em que cair, mais 7 pontos (portanto, vale 8, 10 ou 14 pontos). Entretanto, quem errar a bola 7, perde 7 pontos. Portanto -7 é o menor número de pontos que alguém pode chegar, 56 é o mais alto.
Você pode dividir os times de várias maneiras. Creio que a mais divertida é fazer uma chave (como num campeonato de futebol) e fazer pessoa contra pessoa, de modo que quem perde é eliminado.

Corrida de panos

Faixa etária: A partir de 5 anos
Objetivos: Desenvolver a coordenação, agilidade e velocidade
Como jogar: Coloca-se os alunos em duas filas paralelas com a mesma quantidade em cada uma. Duas pessoas (adultos) seguram em cada uma das mãos uma vassoura sendo que em uma delas estará amarrado um pedaço de pano de cores diferentes. Dado o sinal de início, o primeiro aluno da cada fila corre em direção as vassouras desamarra o pano de uma e amarra-o na outra. Feito isso corre para o final da fila e o segundo jogador de cada fila repete o mesmo processo e assim sucessivamente. Será considerada vencedora a equipe que primeiro terminar de desamarrar e amarrar.
Material utilizado: Quatro vassouras e dois pedaços de pano

Nenhum comentário:

Postar um comentário