Projeto:
Religiões do Brasil
Aprendendo Com
as Diversidades
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Professor: Luis Eudenes Silva
Introdução
Partindo
do princípio de que o Brasil é um país laico, ou seja, que prima pela
não permissão de símbolos ou expressões religiosas em espaços públicos,
garantindo a neutralidade religiosa e o pluralismo da sociedade brasileira,
faz-se necessário que toda escola pública desenvolva um trabalho que promova a
discussão sobre valores e princípios éticos de convivência, respeitando
a diversidade religiosa presente no seu âmbito. Nesse sentido, esse
projeto tem por propósito de favorecer ao/a aluno/a o conhecimento das
principais religiões praticadas no Brasil e na própria escola, adotando uma
postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.
Objetivos
Ø Conhecer as principais religiões
praticadas no Brasil.
Ø Reconhecer a importância do
respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
Ø Adotar uma postura ética diante
de crenças religiosas de colegas e professores.
Metodologia
Aula I
Conteúdo: As
principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais
religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância
do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética
diante de crenças religiosas de colegas e professores.
Desenvolvimento: Iniciar a aula convidando
os/as alunos/as para que, dividida em grupos, ouçam a leitura de um texto e
reflitam sobre seu conteúdo:
"Imagine o leitor dois adolescentes, alunos da
7ª série de uma escola pública: Anne e Beto. Anne, filha de um casal de
israelitas. Beto só conhece a mãe, que veio do litoral baiano onde foi
abandonado pelo companheiro. Os pais de Anne fazem questão de educá-la na
tradição e religião judaicas. Quanto ao Beto, acompanha a mãe nos rituais de
candomblé. Agora, dentro do horário escolar, soou o final do recreio e os
alunos estão subindo para as classes. Beto e Anne, contudo, não os acompanham:
devem dirigir-se para a biblioteca. É hora da aula de religião e eles não se
enquadram em nenhum dos dois grupos, o católico ou o evangélico. Assim passarão
esta hora na biblioteca onde, talvez, possam ler a Constituição Brasileira de
1988 que em seu artigo 5, garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual
por motivo de religião"
Atividade
de Classe: Reunir os alunos em
grupo de pedir que eles discutam as questões seguinte:
1.
Qual
sua opinião sobre o ditado popular que diz: "Sobre futebol, religião e
política não se discute!" ?
2.
Vocês
concordam que não deve haver no currículo das escolas o conteúdo religião abordando
uma crença específica ou doutrina? Por quê?
3.
Por
que, em geral, as pessoas se desentendem quando vão discutir sobre
religião?
4.
Você
percebe que em nome da religião algumas pessoas discriminam e desrespeitam uns
aos outros? Qual sua opinião a este respeito?
5.
Na
sua percepção, o que a religião representa na vida das pessoas?
6.
Você
frequenta alguma igreja? Relate, na sua percepção, qual é a filosofia da
religião que você participa.
Aula II
Conteúdo: Projeto:
As principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais
religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância
do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética
diante de crenças religiosas de colegas e professores.
Desenvolvimento: Iniciara aula convidando
os/as alunos/as para assistir o vídeo Pax de Paulo Munhoz. Deve se fazer um resumo introdutivo do filme para que os/as alunos/as em duplas e reflitam.
Atividade
de Classe: Reunir os alunos em
grupo de pedir que eles discutam as questões seguintes:
1. O que o vídeo retrata?
2.
Por
que os religiosos estavam reunidos?
3.
Por
que houve desentendimento durante a discussão?
4.
Na sua
percepção, é possível reunir pessoas com crenças religiosas diferentes para
discutir uma temática?
Aula III
Conteúdo: Projeto:
As principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais
religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância
do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética
diante de crenças religiosas de colegas e professores.
Desenvolvimento: Realizar uma pesquisa na
escola para identificar a religião dos membros
da comunidade. Sugere-se que essa investigação seja feita da seguinte
forma: Os/as alunos/as deverão, acompanhados pelo/a professor/a, procurar a
coordenação pedagógica e/ou a direção para explicar os objetivos da pesquisa a
ser realizada. Após essa etapa, organizar um horário junto com a
coordenação da escola para percorrer toda
a comunidade com o intuito de
aplicar um questionário com três questões a ser respondidas, para facilitar o
processo de pesquisa os alunos devem se dirigir em equipe e cada grupo ser
dividi por região.
Atividade
de Classe: Reunir os alunos em
sala após a pesquisa e iniciar a tabulação dos dados
Aula IV
Conteúdo: Projeto:
As principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais
religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância
do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética
diante de crenças religiosas de colegas e professores.
Desenvolvimento: Discutir os dados com os/as
alunos/as ressaltando a diversidade religiosa presente em nossa cultura e na
comunidade. Promover a apresentação da pesquisa por meio de gráficos e
seminários.
Atividade
de Classe: Apresentação de Gráficos
confeccionados pelos alunos.
Conclusão
Durante
todo o projeto, procurou-se observar que os alunos puderem perceber por meio
das discussões em aula que existe uma diversidade de religiões praticadas no
Brasil e o quanto é importante que se tenha respeito por cada uma delas. Observou-se
também o envolvimento dos alunos nas aulas e o respeito à fala dos colegas e
professor.
Links de Fotos:
http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.407355242659441&type=1
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