terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto: Religiões do Brasil


Projeto: Religiões do Brasil
Aprendendo Com as Diversidades
Escola Municipal de Ensino Fundamental de Quatiguaba



Professor: Luis Eudenes Silva


Introdução

Partindo do princípio de que o Brasil é um país laico, ou seja, que prima pela não permissão de símbolos ou expressões religiosas em espaços públicos, garantindo a neutralidade religiosa e o pluralismo da sociedade brasileira, faz-se necessário que toda escola pública desenvolva um trabalho que promova a discussão sobre valores e princípios éticos de convivência, respeitando a diversidade religiosa presente no seu âmbito. Nesse sentido, esse projeto tem por propósito de favorecer ao/a aluno/a o conhecimento das principais religiões praticadas no Brasil e na própria escola, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.


Objetivos
Ø  Conhecer as principais religiões praticadas no Brasil.
Ø  Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
Ø  Adotar uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.



Metodologia
Aula I
Conteúdo: As principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

Desenvolvimento: Iniciar a aula convidando os/as alunos/as para que, dividida em grupos, ouçam a leitura de um texto e reflitam sobre seu conteúdo:
"Imagine o leitor dois adolescentes, alunos da 7ª série de uma escola pública: Anne e Beto. Anne, filha de um casal de israelitas. Beto só conhece a mãe, que veio do litoral baiano onde foi abandonado pelo companheiro. Os pais de Anne fazem questão de educá-la na tradição e religião judaicas. Quanto ao Beto, acompanha a mãe nos rituais de candomblé. Agora, dentro do horário escolar, soou o final do recreio e os alunos estão subindo para as classes. Beto e Anne, contudo, não os acompanham: devem dirigir-se para a biblioteca. É hora da aula de religião e eles não se enquadram em nenhum dos dois grupos, o católico ou o evangélico. Assim passarão esta hora na biblioteca onde, talvez, possam ler a Constituição Brasileira de 1988 que em seu artigo 5, garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual por motivo de religião"

Atividade de Classe: Reunir os alunos em grupo de pedir que eles discutam as questões seguinte:
1.      Qual sua opinião sobre o ditado popular que diz: "Sobre futebol, religião e política não se discute!" ?
2.      Vocês concordam que não deve haver no currículo das escolas o conteúdo religião abordando uma crença específica ou doutrina? Por quê?
3.      Por que, em geral, as pessoas se desentendem quando vão discutir sobre religião?
4.      Você percebe que em nome da religião algumas pessoas discriminam e desrespeitam uns aos outros? Qual sua opinião a este respeito?
5.      Na sua percepção, o que a religião representa na vida das pessoas?
6.      Você frequenta alguma igreja? Relate, na sua percepção, qual é a filosofia da religião que você participa.





Aula II
Conteúdo: Projeto: As principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

Desenvolvimento: Iniciara aula convidando os/as alunos/as para assistir o vídeo Pax de Paulo Munhoz. Deve se fazer  um resumo introdutivo do filme  para que os/as alunos/as  em duplas e reflitam.

Atividade de Classe: Reunir os alunos em grupo de pedir que eles discutam as questões seguintes:


1.      O que o vídeo retrata?
2.      Por que os religiosos estavam reunidos?
3.      Por que houve desentendimento durante a discussão?
4.      Na sua percepção, é possível reunir pessoas com crenças religiosas diferentes para discutir uma temática?


Aula III
Conteúdo: Projeto: As principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

Desenvolvimento: Realizar uma pesquisa na escola para identificar a religião dos membros  da comunidade. Sugere-se que essa investigação seja feita da seguinte forma: Os/as alunos/as deverão, acompanhados pelo/a professor/a, procurar a coordenação pedagógica e/ou a direção para explicar os objetivos da pesquisa a ser realizada. Após essa etapa, organizar um horário junto com a coordenação da escola para percorrer toda  a comunidade  com o intuito de aplicar um questionário com três questões a ser respondidas, para facilitar o processo de pesquisa os alunos devem se dirigir em equipe e cada grupo ser dividi por região.

Atividade de Classe: Reunir os alunos em sala após a pesquisa e iniciar a tabulação dos dados

 Aula IV
Conteúdo: Projeto: As principais religiões praticadas no Brasil.
Objetivos:
1) Conhecer as principais religiões praticadas no Brasil.
2) Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.
3) Adotar uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

Desenvolvimento: Discutir os dados com os/as alunos/as ressaltando a diversidade religiosa presente em nossa cultura e na comunidade. Promover a apresentação da pesquisa por meio de gráficos e seminários.

Atividade de Classe: Apresentação de Gráficos confeccionados pelos alunos.




Conclusão
Durante todo o projeto, procurou-se observar que os alunos puderem perceber por meio das discussões em aula que existe uma diversidade de religiões praticadas no Brasil e o quanto é importante que se tenha respeito por cada uma delas. Observou-se também o envolvimento dos alunos nas aulas e o respeito à fala dos colegas e professor.


Links de Fotos:
http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.407355242659441&type=1








Nenhum comentário:

Postar um comentário